O que é nutrição de leads?

Transformar os visitantes de um site, blog ou loja virtual em assinantes é essencial para o sucesso de quase toda estratégia de marketing digital. Mas o que fazer com os dados destes assinantes? Quais produtos devo oferecer? Quando devo fazer contato direto para fechar uma venda? A resposta para estas perguntas pode estar na Nutrição de Leads.

Afinal, o que são os Leads?

Leads são oportunidades de negócio para sua empresa. São todas as pessoas que demonstraram interesse pelo conteúdo de seu blog ou mesmo por seus produtos e serviços a ponto de oferecer informações pessoais como e-mail, telefone e até mesmo informações sobre a empresa onde ele trabalha em troca destes materiais.

O objetivo da coleta destas informações é criar uma estratégia que transforme esta pessoa em um cliente de sua empresa, e este é o grande desafio de uma estratégia de marketing de conteúdo: A nutrição dos leads com conteúdo e informações até que estes usuários estejam prontos para fechar negócio com sua empresa

O que é Nutrição de leads?

A nutrição de leads consiste no envio planejado de uma série de e-mails para cada um dos contatos gerados por sua estratégia. Estes e-mails tem como objetivo  educar o cliente sobre seu produto ou serviço até que ele esteja pronto para fechar negócio com sua empresa.

De uma maneira geral, a nutrição de leads vai direcionar todos os contatos de sua empresa pelo funil de vendas, até que ele adquira um produto ou serviço.

Estes materiais enviados ao seu lead devem ter relação com direta o conteúdo solicitado anteriormente, transmitindo uma ideia de continuidade no processo de repasse de conhecimento.

O principal objetivo da nutrição de leads é criar um relacionamento de longo prazo com seu possível cliente, educando-o e aproximando-o de sua empresa, visando o fechamento de um negócio no futuro.

Como criar uma estratégia de Nutrição de Leads eficiente?

1. Defina sua persona

O primeiro passo para criar uma estratégia de Nutrição de Leads é definir sua persona, que é a representação do cliente ideal de sua empresa. Conhecendo seu cliente e as dúvidas mais comuns que ele possui, fica mais fácil definir quais materiais irá oferecer para o cliente e conseguir seus dados de contato. Além disso você irá definir com maior facilidade quais conteúdos podem ajudar a Nutrir esta Lead e transformá-la em cliente no fim do processo.

2. Defina como será feita a coleta de dados do cliente

Com a persona bem definida, é hora de estabelecer em quais momentos você irá colher os dados de contato de seu cliente. Isso porque os materiais que serão enviados  em sequência a esta coleta de dados devem obrigatoriamente ter uma relação direta com cada um deles.

Você irá colher os dados de seu cliente através da oferta de um ebook? Os próximos e-mails devem aprofundar o tema apresentado neste ebook. A coleta de dados será após o fechamento de uma venda? Envie conteúdos ensinando o cliente como usar o produto.

E tenha em mente que o processo de nutrição de leads é de longo prazo, portanto não seja precipitado e dê um tempo entre cada uma das mensagens enviadas.

3. Prepare o conteúdo que será enviado após a coleta dos dados

E para fazer isso você precisará listar todo o conteúdo publicado no seu site e blog, separando todo e qualquer conteúdo que tenha alguma relação com o conteúdo que sua lead procurou em seu site, preparando-o para o processo de nutrição deste lead. Se você ainda não possui conteúdo relacionado a seu eBook ou webinar é um bom momento para fazê-lo agora.

4. Avalie os resultados

Por fim, avalie os resultados de sua estratégia. Assim como em qualquer plano de marketing, é importante que você avalie os resultados de suas ações compreendendo tudo aquilo que está funcionando e o que não está. Fazendo isso você fará com que sua estratégia de nutrição de leads se torne cada vez mais eficiente na busca por seus resultados!

E aí, já pensou em criar uma estratégia de Nutrição de Leads que atenda os objetivos de sua empresa? Conte comigo se tiver alguma dúvida sobre esse processo :p