O que é marketing de busca?

A internet indiscutivelmente facilitou a vida de todos nós. Ela trouxe a possibilidade de nos conectarmos com diversas pessoas em qualquer lugar do mundo, assistir vídeos, baixar músicas e executar inúmeras outras tarefas em segundos, facilitando nossas vidas de maneira estrondosa.

E um dos maiores avanços que surgiram com a internet foram os sites de busca, pois eles mudaram completamente o comportamento dos consumidores.

O que é Marketing de Busca

O Marketing de Busca, também conhecido como SEM (Search Engine Marketing) é uma estratégia que tem o objetivo de conquistar as primeiras posições nas buscas realizadas pelos usuários, aumentando a visibilidade e o tráfego de um determinado site.

Por que o Marketing de Busca é importante?

Praticamente todas as pessoas que usam internet acessam sites de busca como o Google e o Bing para encontrar as informações, notícias e qualquer outra coisa que precisem e, com apenas um clique, milhares de opções de sites são disponibilizados, facilitando o acesso à informação.

Isso é tão verdade que provavelmente você descobriu este site através de uma busca no Google.

Com isto, as empresas perceberam a ótima oportunidade de colocarem sua marca e seus produtos entre os melhores colocados nestas buscas, e este desejo de estar entre os primeiros resultados fez nascer uma nova ferramenta de marketing, o Search Engine Marketing (SEM), também conhecido como Marketing de Busca.

Esta ferramenta engloba todas as estratégias e esforços utilizados para conseguir uma melhor posição nos sites de busca. Estas estratégias são:

Os links patrocinados

Esta estratégia funciona de forma semelhante aos anúncios em listas telefônicas ou páginas amarelas, onde paga-se para que o seu site apareça em destaque quando se faz a busca de um termo predeterminado.

Estão marcados de vermelho os anúncios de busca paga.

Estão marcados de vermelho os resultados de busca paga

A cobrança realizada neste sistema de links patrocinados é feita por cada clique que seu endereço recebe, em um sistema conhecido comoPPC (Pay Per Click). E é você quem define qual o preço que pretende pagar por cada clique em seu endereço, funcionando como em um leilão: quem estiver disposto a pagar mais pelo clique aparecerá na frente dos demais.

E fique tranqüilo: você estipula um valor máximo que pretende investir e, quando alcançar o valor máximo estipulado, a campanha é interrompida automaticamente, permitindo-lhe contratar mais cliques ou mudar a estratégia de campanha.

É importante lembrar que você só paga se a pessoa clicar em seu endereço. Caso o usuário leia seu anúncio e o ignore, você não será cobrado por isso.

Busca orgânica

A busca natural, também conhecida como busca orgânica, é aquela busca que gera os resultados naturalmente e mostra os endereços das páginas conforme a relevância em relação à palavra buscada, sem pagar nada por isso.

Estão marcados de vermelho os anúncios de busca orgânica.

Estão marcados de vermelho os resultados de busca orgânica

Existem diversas técnicas de otimização de sites para os motores de busca para conseguir uma melhor posição nestas buscas orgânicas, o chamado Search Engine Optimization (SEO). Entre estas técnicas podemos destacar a correta utilização do código HTML, o conteúdo do seu site, a frequência de atualizações, a quantidade de links apontando para o site e etc. As páginas são pontuadas pelos sites de busca de acordo com cada um destes fatores, determinando a relevância da pagina para termos de busca específicos e as palavras-chave relacionadas a ela.

Vale a pena frisar que as técnicas para o bom posicionamento de seu site nas buscas orgânicas não garantem que realmente seu site seja o primeiro da lista e, nenhuma empresa ou profissional,  pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca. A única maneira de garantir isso é através dos links patrocinados.

Posicionar seu site entre os melhores colocados nas buscas é, sem dúvida, uma ótima forma de colocar sua empresa, seus produtos e serviços em evidência no mundo virtual. E por isso, pretendo aprofundar a discussão sobre o assunto nos próximos posts.

Até lá!