Métricas de marketing

Conheça as 6 principais métricas de marketing digital

Uma das principais características do marketing digital é que ele permite acompanhar de perto todos os os resultados de as ações promocionais realizadas por qualquer empresa.

O número de informações que temos à nossa disposição é incrível. E quando bem utilizadas elas podem ser usadas para  medir o sucesso da estratégia, corrigir as ações que não estão gerando os resultados esperados e, assim, conquistar nossos objetivos.

Mas justamente pelo grande número de métricas que podem ser acompanhadas em uma estratégia de marketing digital muita gente tem dúvidas sobre quais devem acompanhar. Até hoje meus ex-alunos me perguntam quais são as métricas de marketing digital mais importantes, essenciais para uma estratégia de sucesso.

E é por isso que decidi escrever este post. Aqui eu vou mostrar para você quais são as 6 principais métricas de marketing digital e que você precisa acompanhar em suas estratégias. Confira!

1- O Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Saber o quanto uma empresa precisa investir para conquistar um novo cliente é algo muito importante para o sucesso de qualquer negócio.

Com esta informação é possível prever quantos clientes poderá alcançar com o seu investimento de marketing atual, o que é essencial para fazer um bom planejamento de marketing.

E a métrica que pode ajudar neste sentido é o custo de aquisição de clientes, o CAC. O cálculo do CAC é bem simples. Você deve somar todos os investimentos realizados para a conquista de novos clientes em um período pré-determinado e dividir este valor pelo total de clientes conquistados.

Imagine que você investiu R$ 10.000,00 para a conquista de novos clientes durante um mês, e este investimento gerou 100 clientes para sua empresa.

A fórmula seria: CAC= 10.000/100 = 100

Neste exemplo cada cliente novo custou R$ 100,00 para a empresa.

Lembre-se que no cálculo do CAC você deve incluir não apenas os investimentos em publicidade, mas também os salários, comissões, horas extras e bônus concedidos aos vendedores em determinado período.

2- O Custo por Lead (CPL)

A geração de leads é um objetivos mais comuns em uma estratégia de marketing digital. E para acompanhar a eficiência de sua estratégia para a geração de leads existe o Custo por Lead, ou CPL, que calcula o quanto sua empresa precisa investir para gerar um lead.

O cálculo do CPL é feito de forma bem parecida com o CAC. A diferença é que o cálculo do CPL inclui apenas as campanhas criadas especificamente para a geração de leads.

E para calcular o CPL de sua estratégia de marketing digital basta somar os investimentos em campanhas para a geração de leads e dividir pelo total de leads gerados naquele período.

Imagine que sua empresa invista R$ 1.000,00 por mês em estratégias para a geração de leads, e gere 50 leads neste período.

A fórmula seria: CPL = 1000/50 = 20

Neste exemplo cada lead gerado por uma empresa teve o custo de R$ 20,00.

3- O Custo por Clique (CPC)

O Custo por Clique, também conhecido como CPC,  é uma das métricas de marketing digital mais importantes para o sucesso de uma estratégia de links patrocinados.

O CPC ajuda a identificar o valor médio que uma empresa irá pagar por cada clique em seus anúncios no Google AdWords, Facebook Ads e muitos outros.

Lembre-se que o valor pago por cada clique nem sempre é fixo, principalmente no Google AdWords. Ele pode variar dependendo do momento em que a busca é realizada, sendo influenciada pela concorrência e dos lances feitos na palavra-chave de interesse de sua empresa.

O Cálculo do CPC também é fácil de fazer. Basta somar o total investido em sua campanha e dividir pelo número total de cliques gerados por ela.

Imagine que em um dia seu anúncio no Google AdWords gerou 20 cliques, sendo 10 no valor de R$ 0,40, cinco no valor de R$ 0,60 e outros cinco no valor de R$ 0,80.

O cálculo seria feito desta forma: CPC= (0,40 x 10) + (0,60 x 5) + (0,80 x 5) / 20 = 0,55

Neste exemplo o CPC médio desta campanha é de R$ 0,55.

Esta é uma métrica essencial para identificar o quanto custa cada acesso a seu site.

4- A Taxa de Cliques (CTR)

A taxa de cliques, também conhecida como Click Through Rate (CTR) é uma das métricas de marketing digital mais usadas para medir a eficiência dos anúncios criados por uma empresa.

Com ela é possível saber se seu anúncio é capaz de atrair cliques dos usuários, ajudando a identificar o momento em que é necessário realizar ajustes em suas campanhas.

O cálculo da CTR é ainda mais simples que o de outras métricas de marketing digital que citamos neste post. Basta apenas identificar quantos cliques seu anúncio recebeu e dividir pelo número total de visualizações.

Imagine que seu anúncio tenha recebido 200 cliques, e para isso recebeu 5.000 visualizações. A fórmula para calcular o CTR seria feita da seguinte forma:

CTR = 200 / 5000= 0,04

Neste exemplo, o resultado mostra que 4% dos usuários que viram o anúncio clicaram nele, pois a taxa de cliques de é de 4%

5- A Taxa de Conversão (CVR)

Outra métrica essencial para uma estratégia de marketing digital é a Taxa de Conversão, também conhecida como Conversion Rate (CVR). 

Assim como a taxa de cliques, a taxa de conversão ajuda a medir a eficiência de seus anúncios, mostrando os resultados que podem gerar para sua empresa. A diferença é que a CVR vai além dos cliques nos anúncios, levando em consideração apenas os visitantes que realizaram a ação esperada por sua empresa.

Para medir o CVR de sua estratégia é preciso definir o que é uma conversão para sua empresa. A conversão pode ser a venda de um produto ou serviço, o download de um artigo, a assinatura de uma newsletter e vários outras ações que seu cliente deve realizar.

E para medir o CVR de sua estratégia de marketing digital você precisa dividir o número de pessoas que concluíram a ação desejada em sua estratégia pelo total de pessoas que acessaram a landing page.

Imagine que 2.000 pessoas tenham acessado a sua página de destino, e 100 deles realizaram a ação desejada. O cálculo da taxa de conversão seria feito da seguinte maneira.

CVR= 100 / 2000 = 0,05

Este resultado indica que 5% das pessoas que acessaram a sua landing page finalizaram a conversão, uma vez que a taxa de conversão é de 5%.

6- o Retorno sobre o Investimento (ROI)

O Retorno sobre o Investimento, também conhecido como ROI, é considerado por muitos uma das métricas de marketing digital mais importantes dentre todas as citadas neste artigo.

É através do ROI que você poderá identificar qual é o retorno financeiro de suas ações promocionais. Com ele você saberá quais as estratégias estão gerando resultados positivos e quais precisam ser reajustadas para garantir os lucros de sua empresa.

Para calcular o ROI de sua estratégia de marketing digital é preciso identificar qual o retorno gerado por suas ações promocionais e subtrair o valor total de investimento. Depois disso é preciso dividir este resultado pelo valor de investimento mais uma vez.

Para entender melhor, imagine que você investir R$ 2.000,00 em uma campanha no Google Adwords, e esta campanha gerou R$ 10.000,00 em vendas. O cálculo do ROI seria feito da seguinte forma.

ROI = (10.000 – 2.000) / 2.000 = 4

Este resultado quer dizer que o retorno sobre o seu investimento foi de 400%, ou seja, a cada R$ 1,00 investido em sua campanha no Google AdWords sua empresa gerou R$ 4,00.

Gostou deste artigo? Acompanha outras métricas de marketing digital que considera essenciais para sua estratégia? Conta pra gente em nossos comentários 🙂

Se quiser aprender mais leia o post onde recomendo 8 cursos de marketing digital que você deve fazer ainda hoje.