O que é Marketing Digital?

Como já discuti aqui neste blog, o principal objetivo do Marketing é facilitar o relacionamento de troca entre os clientes e as empresas.

Porém o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e a popularidade da internet mudaram completamente a forma de divulgar uma empresa e seus serviços. Esta nova realidade criou um novo desafio: Como se comunicar efetivamente com os consumidores através da internet e os novos meios digitais?

A resposta está no Marketing Digital!

O Marketing Digital é uma especialidade do marketing usada para promover uma empresa, serviço ou marca através dos meios digitais. E assim como o marketing tradicional, o Marketing Digital tem como objetivo facilitar o relacionamento entre empresas e seus clientes, só que desta vez utilizando os meios digitais.

As primeiras ações de marketing digital foram realizadas lodo depois do nascimento da internet comercial, e receberam muita influência dos conceitos de publicidade tradicionais.

No início do marketing digital, as ações promocionais se resumiam a criação de banners promocionais e a sua divulgação em sites e portais bastante populares. Pouco tempo depois, surgiram as primeiras ações de e-mail marketing, que se resumiam ao envio de promoções para os clientes de uma empresa.

Como você pode perceber, o marketing digital começou copiando o modelo de publicidade tradiconal, e não promovia a interação entre a empresa e os clientes. Ainda bem que a forma de fazer marketing digital mudou e é totalmente diferente nos dias de hoje.

As Vantagens do Marketing Digital

O marketing digital deixou de ser moda há muito tempo e hoje já possui motivos suficientes para qualquer empresa não deixar de investir nele. Entre as diversas vantagens de investir em marketing digital devemos citar

1- Alcance Global de suas ações

Uma das maiores dificuldades de qualquer estratégia de marketing está no alcance das ações promocionais, que encontravam na limitação geográfica um fator que além de aumentar os custos da campanha afetavam também no público potencial a alcançar.

No marketing digital esta dificuldade é praticamente eliminada, uma vez que pela internet você é capaz de impactar as pessoas em qualquer lugar do mundo. Com um negócio implantado no interior de Minas Gerais você poderá alcançar clientes na Europa ou até mesmo na Ásia, precisando apenas que ele tenha acesso à internet. Isso sem impactar no investimento necessário para cada ação promocional.

2- Maior Interatividade com o cliente

Como disse logo acima, a internet facilitou a relação entre as pessoas, mas também mudou a forma em que as marcas interagem com o seu público. Desta forma, o marketing digital permite que sua marca tenha uma maior interação com cada usuário, tornando-a mais próxima de cada um deles.

Além de se aproximar de cada um de seus clientes, com o marketing digital você tem mais ferramentas para ajudá-los em suas dúvidas, além de facilitar a recomendação de seu produto para outros amigos e conhecidos de cada cliente.

3- Métricas fáceis de acompanhar

Informação é poder, e quanto maior for o número de informações sobre o cliente e os resultados de cada ação promocional, maiores são as chances da estratégia gerar os efeitos desejados.

E o marketing digital facilita muito a geração destas informações, permitindo que os gestores consigam visualizar a quantidade de visitas em uma página, a  performance de cada campanha, ou mesmo a quantidade de cliques em anúncios de forma rápida e precisa.

Acompanhar o Retorno do Investimento, o Custo de Aquisição por cliente e até mesmo Custo de aquisição de Leads são informações garantem não apenas a otimização de cada uma das campanhas promocionais, mas até mesmo a conquista de resultados ainda melhores.

4- Acompanhamento dos resultados em tempo real

Todas as ações de marketing digital podem ser mensuradas em uma campanha de marketing digital. E outra vantagem em comparação às estratégias de marketing tradicional é que com o Marketing Digital sua empresa tem acesso às informações em tempo real.

Isso garante que sua empresa consiga se adaptar rapidamente à cada situação, seja de acordo com a performance de uma campanha ou mesmo de acordo com mudanças no mercado, evitando que sua empresa perca oportunidades e dinheiro em algo que não está funcionando.

5- Alta capacidade de Segmentação

No marketing digital você também consegue segmentar seu público de forma mais eficiente, criando personas cada vez mais detalhadas. Isso porque com o marketing digital é possível ter acesso a um grande volume de sobre o público que acessa a suas páginas, facilitando a criação de campanhas mais eficientes e direcionadas.

Como fazer Marketing Digital hoje?

 

O Marketing de Busca

Marketing de Busca, também conhecido como Search Engine Marketing (SEM) envolve qualquer ação de marketing digital focada em trazer tráfego para um site, blog ou loja virtual através de ferramentas de busca, como o Google ou Bing.

Para alcançar o sucesso nesta estratégia o cliente tem duas opções: Investir em Search Engine Optimization (SEO), que consiste em estratégias para posicionar o site nas ferramentas de busca de forma orgânica, ou na criação de anúncios, como o Google AdWords, que exibe anúncios quando a busca utiliza algumas palavras-chave, cobrando por cada clique.

Seja através do tráfego orgânico ou do tráfego pago, o Marketing de Busca se aproveita da intenção do usuário ao realizar uma busca, pois o próprio usuário realizou a pesquisam , fator que aumenta as chances desse tráfego ser de qualidade.

O Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma especialidade do marketing digital que utiliza a oferta de conteúdo de qualidade para atrair público para seu site ou blog e educá-lo, preparando-o para contratar seus produtos ou serviços.

Assim como o marketing de busca, o marketing de conteúdo se aproveita da intenção do usuário, gerando conteúdo que seja de seu interesse para com isso aproximá-lo da empresa e fechar uma compra.

O conteúdo produzido pode ser disponibilizado em diversas formas, como blog posts, vídeos, podcasts, whitepapers, ebooks, guias, infográficos e muitos outros.

O Marketing nas Mídias Sociais

A facilidade de acesso a internet também transformou a forma com que as pessoas interagem com amigos, familiares e empresas.

Atualmente as redes sociais são usadas por um número cada vez maior de pessoas, e hoje são ferramentas úteis para que as empresas possam atrair e se relacionar com os clientes e possíveis clientes.

Além de ajudar a aumentar o volume de tráfego em um site ou blog, as redes sociais podem ajudar a construir a imagem da marca e um bom relacionamento com o público alvo de uma empresa.

A Mídia Display

Citamos no início deste artigo que, no início da internet, a criação de anúncios para sites e blogs resumia o que significava marketing digital na época.

E apesar de não ter o mesmo peso de antes isso não exclui a possibilidade de investir neste tipo de mídia para promover uma empresa e conquistar bons resultados.

Atualmente existem diversas opções para investir neste tipo de mídia. Além de negociar diretamente com cada portal, há a possibilidade de contratar uma rede de anúncios, as Ad Networks, redes que distribuem os anúncios em vários sites distintos, sem a necessidade do anunciante negociar com vários veículos distintos, sendo populares a BooBox e Google Adsense.

O E-mail Marketing

O e-mail marketing também é uma maneira de fazer marketing já tradicional, mas que ainda hoje gera bons resultados. Tem como diferencial ser um canal de contato direto com os clientes ou assinantes de seu site ou blog que deram autorização para que você faça contato com eles.

São ferramentas úteis para o envio de promoções e descontos de seus produtos, além de facilitar o processo de nutrição de leads, que consiste no envio sistemático de mensagens para os usuários de seu site, buscando educá-los e prepará-los para fechar negócio com sua empresa.

 

Conclusão

Sem dúvida, a internet está mudando o Marketing, assim como está transformando a forma de se fazer negócios. Os consumidores estão mudando, e mais do que nunca desejam interagir entre si e com as empresas; desejam expressar suas opiniões e ouvir a opinião de outras pessoas.

Cabem as organizações se adaptarem a esta nova realidade, mais uma vez com o objetivo de facilitar as relações troca entre os clientes e as empresas.