6 Livros de marketing que você deve ler ainda hoje

Quem já trabalha com marketing sabe que é impossível ser um bom profissional sem se manter atualizado. O mercado está em constante atualização e, por este motivo, é indispensável dominar os conceitos básicos da disciplina e acompanhar de perto as principais novidades do mercado para exercer um bom trabalho.

E se você quer ser um profissional de marketing completo a leitura é indispensável. Por isso acompanhar blogs de marketing e ler livros de grandes autores é uma rotina importante no dia a dia de um profissional de sucesso.

Pensando nisso, separei neste post alguns dos livros que eu acredito ser essenciais para um profissional de marketing se desenvolver profissionalmente e garantir o sucesso de suas ações promocionais. Vamos lá?

1- Administração de Marketing

Administração de marketing

Administração de marketing

 

Se você estudou marketing você provavelmente já teve contato com este livro, mas mesmo assim eu não poderia deixá-lo de fora da minha lista de livros de marketing indispensáveis para qualquer profissional.

O livro foi escrito por Phillip Kotler, talvez a autoridade mais respeitada do marketing em todo mundo, e trata de praticamente todos os aspectos de marketing que um profissional deve conhecer, explicando desde conceitos básicos como a própria explicação sobre o que é marketing, os 4p’s e análise dos concorrentes, se aprofundando em assuntos mais “cabeludos” como pesquisas de marketing, comportamento do consumidor e segmentação de mercado.

Em suas edições mais recentes o livro aborda até mesmo assuntos mais recentes, como o marketing digital, de forma satisfatória, não devendo em nada a outros livros sobre o tema.

É um livro indispensável para manter em sua biblioteca, sendo muito útil para consulta em momentos de dúvida ou quando surgir a necessidade de consulta.  Não é por acaso que ele é conhecido por muitos como “A Bíblia do Marketing”.

2- Inbound Marketing

Inbound Marketing

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é um conceito relativamente novo e por isso mesmo muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o que ele realmente significa e quais são as suas vantagens. Por isso a leitura deste livro é indispensável!

Escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da Hubspot e criadores do termo Inbound Marketing, eles explicam de forma detalhada como as ações de marketing tradicional (Outbound Marketing) foram eficientes no passado e por quê elas estão perdendo sua força nos dias atuais.

Além de explicarem o conceito de Inbound Marketing, as melhores práticas e a sua relação com o consumidor em seus estágios de compra, os autores apresentam quais ações devem ser realizadas para “atrair” o cliente para um site ou blog, adotando uma postura menos intrusiva e mais amigável com os clientes, destacando a importância de preparar o terreno para ser encontrado pelos clientes quando ele busca por soluções para seus problemas.

3- Guerreiro SEO

Guerreiro SEO

Guerreiro SEO

 

Marketing de Busca é um conceito que ganhou muito destaque nas ações de marketing digital nos últimos 10 anos, principalmente quando falamos de SEO. Conhecer o básico de SEO é indispensável para qualquer profissional de marketing digital e, por isso, recomendo muito este livro.

Guerreiro SEO é, talvez, o livro sobre SEO mais completo sobre o tema já lançado, pois além de explicar detalhadamente quais são as melhores práticas do mercado ele aborda aspetos técnicos como importância da escolha das palavras-chave e a criação de conteúdo para o melhor posicionamento nas buscas de uma forma simples e fácil de entender. Além disso, o livro aponta os erros comuns que podem prejudicar a eficiência de qualquer estratégia.

Escrito por John I. Jerkovic, neste livro você também irá aprender como avaliar se seu site está otimizado para os motores de busca, com bons insights sobre como avaliar também os sites dos concorrentes, dando boas ideias sobre o que fazer em seu site.

Se você conhece pouco sobre SEO e quer se aprofundar mais este é um livro indispensável.

4- Marketing na era digital

Marketing na era digital

Marketing na era digital

Falando em livros de marketing indispensáveis, não dá pra esquecer do livro Marketing na era Digital. Escrito por Martha Gabriel, especialista em Marketing Digital já conhecida de vários eventos sobre Marketing Digital do país, o livro explica desde os conceitos básicos de Marketing Digital, também se aprofundando em outros aspectos.

O livro também explica como o Marketing mudou com o avanço das mídias digitais, mostrando a importância estratégica da internet para as empresas conquistarem seus objetivos.

No livro você também terá dicas práticas sobre como implantar uma estratégia de SEO, Links patrocinados,  promoção nas redes sociais de forma eficiente.

5- A Bíblia da Mídia Social

A Bíblia da mídia social

A Bíblia da mídia social

E já que estamos nos aprofundando nos principais conceitos de marketing, que tal conhecer mais sobre a gestão de campanhas nas mídias sociais? Eu recomendo este livro pois além de explicar com detalhes as boas práticas para promover uma empresa nas redes sociais ele também apresenta uma infinidade de ferramentas capazes de ajudar o trabalho de qualquer profissionais.

Escrito a duas mãos, por David K. Brake e Lon Safko, o livro faz uma análise profunda sobre o trabalho que deve ser realizado nas redes sociais, falando não apenas das boas práticas e ferramentas de automação, mas também explicando o comportamento do consumidor de uma maneira geral.

E como se não bastasse, o livro também traz vários exercícios práticos que ensinam como fazer uma avaliação das redes sociais em sua empresa, concorrentes e até mesmo de seus clientes.

É um livro realmente essencial para qualquer profissional de marketing que queira dominar o tema, independentemente de quais mídias sociais que você e sua empresa escolheram trabalhar.

Estes são os livros de marketing que eu considero indispensáveis não apenas para os estudantes da área, mas também para profissionais que querem se manter atualizados sobre os conceitos práticos do marketing e evitar erros na hora de criar suas campanhas promocionais.

6- Design para quem não é designer

Design pra quem não é designer

Design pra quem não é designer

O Design é um elemento importante para uma boa estratégia de marketing e por isso é indispensável que o profissional de marketing saiba avaliar se uma peça publicitária está bem feita ou se precisa de ajustes.

Por isso eu recomendo para todos os meus alunos o livro Design para quem não é designer. Nele a autora Robin Willians apresenta os quatro elementos essenciais para um bom design: a proximidade, alinhamento, repetição e contraste.

Além disso ainda há uma introdução sobre tipografia, o que pode ajudar ainda mais os profissionais de marketing na criação de um bom design.

Confesso que este livro me ajudou muito no início de minha carreira, principalmente na criação de sites e peças de e-mail marketing.

Recomendo muito para quem não tem tempo para investir em um curso completo de design mas precisa ir além do “acho que está bonito” na hora de avaliar a qualidade dos layouts criados para promover sua empresa.

Gostou da lista? Acrescentaria algum livro que ficou de fora? Deixe sua recomendação nos comentários!

Aproveite e confira a minha lista com os blogs de marketing que você deve acompanhar para ficar por dentro das principais tendências do mercado. Até lá!